Blog da ESSOR

Setor de seguros supera expectativas em 2019

Setor de seguros supera expectativas em 2019

20 de janeiro de 2020

O setor de seguros no Brasil encerrou 2019 com crescimento acima de 10% e sólida perspectiva de melhora para 2020, considerando o ambinete econômico positivo. Conforme estimativas iniciais apontadas pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) para o último ano, esperava-se um avanço de 6,3% a 8,4%, após ter passado por uma queda de 0,18% em 2018. No entanto, no período de 12 meses até outubro, o segmento obteve alta de 10,3%, excluindo saúde e DPvat.

Entre os destaques, estão o seguro patrimonial, com alta de 12,65%; rural, com avanço de 15,35% e planos de acumulação como VGBL e PBGL, com alta de 17,6%. O seguro de automóveis teve números mais tímidos, com alta de apenas 0,41%.

Perspectiva positiva

O Brasil ocupa o 14º lugar no ranking dos maiores mercados de seguros do mundo. Em 2020, a tendência é subir para a 8ª posição. O cenário positivo é influenciado por aspectos econômicos mais favoráveis, além do aumento do número médio de viagens ao exterior, tanto turísticas quanto a negócios. Outro ponto a ser ressaltado são os investimentos de origem estrangeira no país, que contribuem diretamente para o crescimento do mercado.

Mais ágil e competitivo

O segmento de seguros, de modo geral, já está passando por uma fase de reestruturação de processos, visando torná-los mais ágeis e inovadores. A implementação de ferramentas de gestão contribuirá muito para aumentar a agilidade dos processos, seguindo a tendência de diversos modelos de serviços financeiros.

Com as exigências sociais e ambientais para que as organizações assumam uma postura mais responsável, as seguradoras passarão a desempenhar um papel de maior relevância, atuando de forma mais proativa na gestão de riscos.

Transição e inovação

A inovação é um fator presente a nível global, o que faz com que novos tipos de seguros sejam implementados para que as relações comerciais entre continentes se tornem mais seguras e sofisticadas.

Com o passar dos anos, a expectativa de vida cresceu e as perspetivas financeiras melhoraram. Em função disso, o consumo médio também tende a aumentar e, consequentemente, também haverá a necessidade de proteger os bens adquiridos. Nos próximos anos, os aspectos da vida material e a necessidade de segurança contra novos tipos de riscos relacionados à transformação digital serão vistos como indispensáveis.

Foco ainda maior no cliente

O foco no cliente é crucial para qualquer negócio. Dessa forma, cresce a importância de se ter uma visão mais precisa do que os segurados querem, precisam e entendem que seja essencial no serviço. Igualmente, é preciso acompanhar as nuances economicas para entender o quanto estão dispostos a pagar.

Com o avanço da tecnologia e a possibilidade de analisar dados em tempo real, o setor de seguros tende a oferecer produtos personalizados, beneficiando ainda mais os clientes com produtos que atendem, de forma personalizada, suas necessidade de consumo.

Com esta “corrida” digital, os consumidores estão cada vez mais seletivos e em busca de mais qualidade nos serviços contradados. Os profissionais devem estar mais preparados para atender estas novas exigências e saber usar a tecnologia a seu favor. Ou seja,  o foco é entregar a melhor experiência para os usuário, respeitando seus comportamentos individuais.

Este é o momento ideal para o mercado de seguros crescer e desenvolver-se ainda mais, aliando suas expertises à crescente inovação dos serviços oferecidos. O investimento em novas tecnologias é o maior desafio do segmento neste ano, acompanhando a solidificação da  presença nos canais digitais, confome tendência internacional.

Crescimento ESSOR

Acompanhando o ritmo do mercado, a ESSOR fechou 2019 com avanço estimado em 20%, devido, principalmente, grande movimentação em prêmios. O ano também marcou a solidificação dos segmentos de atuação da companhia, com destaque para os produtos relacionados à atividade agrícola e ao transporte em ônibus.

De forma geral, todos os setores da ESSOR apresentaram aumento na produção, atingindo a marca esperada para o ano. Os investimentos em novos produtos, como o Seguro Bike, devem alavancar o posicionamento da seguradora no mercado, que tem se mantido entre as 15 melhores empresas de seguros do Brasil. A expectativa é que, em 2020, o crescimento seja na casa de 15% a 20%.

Fontes:

http://www.sindsegsp.org.br/

https://forbes.com.br/

https://www.sincor.org.br/

Compartilhar via:

Posts Relacionados

ESSOR continua a crescer em 2018 e registra lucro líquido de R$ 14 milhões.
27/02/2019

ESSOR continua a crescer em 2018 e registra l...

Na data de hoje, publicamos nossas demonstrações financeiras de 2018. Em 5 anos de operação no […]

Leia mais...
Nova opção no portfólio ESSOR: conheça o Seguro Residencial
15/04/2020

Nova opção no portfólio ESSOR: conheça o Segu...

Em tempos de quarentena, a ESSOR lança um novo produto em seu portfólio, com comercialização 100% […]

Leia mais...