popup popup
blog blog blog

Blog

blog da essor

blog da essor

Os melhores conteúdos para proteger o seu patrimônio você encontra aqui.

Safra recorde combina com seguro rural

Safra recorde combina com seguro rural

3 de janeiro de 2020

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a estimativa de safra recorde de grãos 2019/2020 no Brasil. O novo ciclo, cujo plantio teve início em outubro de 2019, deve chegar a 245,8 milhões de toneladas, 1,6% maior do que a colheita de 2018/2019. Se confirmada, essa será a segunda maior produtividade média da história do agronegócio brasileiro, diretamente impulsionada pelo aumento da tecnologia aplicada na agricultura.

 

Além dos números animadores, o levantamento da Conab indica um movimento irreversível no agronegócio brasileiro: o crescente uso de tecnologia. Para acompanhar o mercado é preciso investir em equipamentos modernos, com alta tecnologia embarcada, assim como insumos e outros dispositivos de ponta. Para isso, contar com um aliado que garanta a colheita e a proteção do investimento torna-se imprescindível para o sucesso da lavoura.

 

Ou seja, este é o momento de investir em um seguro específico para o agronegócio. Dessa maneira, o produtor rural garante a proteção do capital investido na lavoura, ganhando estabilidade financeira para produzir com tranquilidade.

 

Gestão de risco na lavoura

 

O avanço da agricultura brasileira, com safra recorde e previsão de alta de 9,8% do Valor Bruto da Produção (VBP) em 2020, reforça a importância do setor para a economia nacional. Não obstante, este é ainda o segmento mais suscetível às intempéries, demandando cada vez mais atenção do produtor tanto em relação às mudanças climáticas quanto a outros fatores inerentes da agricultura.

 

Diante do cenário complexo e imprevisível, o seguro rural surge com oferta de proteção contra uma série de eventos passíveis de ocorrer durante o clico de vida das culturas. Incluindo a demanda por modernização da frota. Nesse contexto, é necessário que o produtor adote uma nova perspectiva, abrangendo a visão de gestão de riscos na lavoura.

 

Seguro Penhor rural: item fundamental para modernização agrícola

 

O avanço da lavoura está diretamente ligado às condições climáticas, técnicas de manejo e equipamentos utilizados no dia a dia do campo. Dessa maneira, o mercado apresenta diversas opções de seguros para os produtores rurais, cobrindo variadas áreas. Um deles é o Seguro Penhor Rural e Benfeitorias, também conhecido como Seguro Máquinas e Equipamentos Agrícolas, específico para aquisição de maquinário.

 

Sabe-se que o investimento em novos equipamentos demanda valores significativos, sendo necessário aderir a empréstimos robustos. Para tanto, é preciso oferecer garantias para a instituição ofertante do crédito, tanto em relação ao bem entregue como garantia do empréstimo quanto para proteção do novo bem adquirido.

 

Desta forma, muitas instituições consideram obrigatório a contratação do seguro para que o empréstimo seja concedido. Assim como há a exigência do seguro para equipamentos adquiridos a partir de linhas de financiamento do governo federal, conforme resolução nº 665/1987 do BNDES.

 

Vantagens em contratar o Seguro Penhor Rural

 

Porém, é preciso que o produtor esteja atento para quais bens estão aptos a serem segurados. De forma geral, apenas bens diretamente relacionados à atividade desenvolvida pelo produtor estão passíveis ao Seguro Penhor Rural. Máquinas e implementos agrícolas – sejam estacionários, móveis ou rebocáveis – estão aptos para o seguro.

 

Vale ressaltar que, entre as vantagens dessa modalidade de seguro, destaca-se sua vasta cobertura. Incluindo a possibilidade de contratação de coberturas acessórias. Alguns benefícios previstos na cobertura básica são:

 

  • Proteção contra diversos danos: como incêndio, colisão, roubo ou furto.
  • Proteção contra eventos naturais: enchente, vendaval, granizo, entre outros.
  • Operações próximas à água.
  • Traslados ente locais de guarda e operação.
  • Inundação e alagamento.

 

Para mais informações sobre o Seguro Penhor Rural, acesse o site da ESSOR: www.essor.com.br

 

 

Fontes: www.cnabrasil.org.br/

www.g1.com.br

www.agenciabrasil.com.br

COMPARTILHAR:

siga nossas redes sociais