Blog da ESSOR

Seguro Painel Solar Fotovoltaico ESSOR e o mercado de energia solar no Brasil

Seguro Painel Solar Fotovoltaico ESSOR e o mercado de energia solar no Brasil

09 de junho de 2020

O Brasil é um dos países com maior potência para geração de energia solar, devido a forte incidência de radiação solar. Nos últimos anos, a demanda pela diversificação da matriz energética nacional proporcionou a evolução do setor, com crescimento contínuo do uso de energia solar: só no primeiro trimestre de 2020 a geração de energia solar fotovoltaica cresceu 21,7%, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Impulsionado por crescentes investimentos, a instalação de sistema de geração distribuída de energia solar cresceu 5,2% em maio deste ano, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O setor de energia solar tem gerado novas oportunidades de negócios, inclusive no segmento de seguros, acompanhando a disseminação da tecnologia e a crescente oferta de produtos.

Investimentos em energia solar no Brasil

Reconhecido como um dos melhores investimentos, o uso do sistema de energia solar fotovoltaica em telhados e terrenos pode reduzir os custos de energia elétrica em até 95% . Com grande expectativa de crescimento, mesmo no período de pandemia, a energia solar também é avaliada como um setor estratégico para retomada econômica do país, contabilizando mais de R$ 14 bilhões em investimentos acumulados desde 2012.

Vale ressaltar que a energia solar também desempenha um papel importante no combate às mudanças climáticas, o maior desafio deste século. Unindo redução de custos, aumento da competitividade empresarial e causa ambiental, a geração de energia solar no Brasil só tem a crescer. Dessa maneira, o Seguro Painel Solar Fotovoltaico ESSOR é um produto que vem ao encontro de um nicho em crescente expansão no mercado brasileiro.

Segurança do sistema de energia solar fotovoltaica 

Os itens do sistema solar fotovoltaico têm a característica de longa duração, mas devido ao seu local de instalação também demandam muitos cuidados e proteção estendida para garantia de funcionamento.

De modo geral, os principais riscos que envolvem um sistema de energia solar decorrem da qualidade de instalação, incluindo ocorrência de choques elétricos, incêndios e danos ao telhado. Instalações em áreas remotas também são vulneráveis a danos, devido ao difícil acesso para correção de eventuais falhas no sistema.

Seguro Painel Solar Fotovoltaico ESSOR

Disponível para equipamentos novos e usados, o Seguro Painel Solar Fotovoltaico ESSOR tem ampla abrangência, podendo ser contratado para instalações residenciais, comerciais e industriais, incluindo cooperativas, agroindústrias, usinas, integradores, fabricantes e distribuidores de sistemas de energia solar.

O Seguro garante indenização por prejuízos causados aos bens segurados na apólice, abrangendo todos itens que compõem o kit do sistema de energia solar:

• Placas fotovoltaicas.

• Inversor.

• Estrutura.

• Parte elétrica do projeto.

Para aderir às coberturas básica e adicionais não há especificação do mínimo de equipamentos. É possível contratar o seguro para projetos de pequeno e grande porte, analisados individualmente pela equipe da ESSOR. As coberturas disponíveis protegem contra:

Básica: risco de incêndio; queda de raio; explosão de qualquer natureza; inundação e alagamento; vendaval e granizo.

Adicionais: danos elétricos e roubo de equipamentos.

Facilidades para o Corretor de Seguros

Para o Corretor de Seguros parceiro, a aceitação acerca do Seguro Painel Solar Fotovoltaico ESSOR não exige grandes investimentos em comercialização.  com boa rentabilidade e espraiamento no mercado.

Com cotação e contratação simplificada, aviso de sinistro via Portal do Corretor e vigência de um ano, o seguro também conta com renovação conforme vida útil do equipamento – limitada a 15 anos. Além disso, o Corretor de Seguros parceiro ESSOR têm à disposição suporte completo da equipe da ESSOR e possibilidade de descontos comerciais.

Acesse a cartilha resumida do Seguro Painel solar fotovoltaico ESSOR.

Compartilhar via:

Posts Relacionados

O (recompensador) caminho da inovação
20/06/2017

O (recompensador) caminho da inovação

Inovação. Uma palavra latina, de quatro sílabas, mas com uma definição muito maior que sua grafia. […]

Leia mais...
O fortalecimento do agronegócio e o Seguro Agrícola
25/08/2017

O fortalecimento do agronegócio e o Seguro Ag...

O Relatório Cobertura, encartado na Revista Cobertura no mês de Agosto, trouxe em suas páginas uma […]

Leia mais...