Blog da ESSOR

Riscos de Engenharia: mais do que uma exigência contratual

Riscos de Engenharia: mais do que uma exigência contratual

08 de maio de 2025

Para quem trabalha com seguro de Riscos de Engenharia, é comum ver apólices sendo contratadas apenas para cumprir uma exigência contratual. Nesse cenário, cada obra vira um verdadeiro leilão — e vence quem oferece o menor preço, sem muita atenção às condições da cobertura.

O problema é que, quando o inesperado acontece, o cliente se lembra da contratação e se decepciona ao descobrir que a apólice contratada não cobre justamente o que ele precisa naquele momento.

Seja por exigência do contrato ou por consciência dos riscos, contratar apenas pelo preço pode ser uma armadilha. O valor mais baixo pode esconder cláusulas que deixam o segurado vulnerável em situações críticas — como exclusões importantes, franquias elevadas ou coberturas essenciais ausentes.

📊 Segundo uma pesquisa da FenSeg, mais de 60% das contratações em Riscos de Engenharia ainda ocorrem com foco exclusivo na exigência contratual, sem avaliação técnica aprofundada. Esse dado reforça o quanto o mercado ainda tem espaço para evoluir em conscientização e qualidade de proteção.

Na ESSOR, buscamos ir além da competitividade. Nosso diferencial está na análise técnica aprofundada, inclusive de riscos mais complexos. Isso nos permite oferecer soluções sob medida, com coberturas que fazem sentido para cada obra e cliente.
E mais: aqui, a cotação sai rápido e a emissão é imediata. Nada de novela. Nossos parceiros corretores sabem que agilidade e compromisso fazem parte do pacote.

O mercado tem boas opções. Mas poucas oferecem o equilíbrio entre preço justo, conhecimento técnico, agilidade e responsabilidade.

Na próxima obra, conte com quem entende o que está protegendo.

Compartilhar via: LinkedIn

Posts Relacionados

Casas ficaram submersas até o telhado com a água das chuvas. Previna-se com o Seguro Habitacional
24/07/2014

Casas ficaram submersas até o telhado com a á...

As chuvas cessaram no Sul do país, mas os estragos ainda podem ser percebidos por moradores […]

Leia mais...
Novas empresas de transporte de passageiros são autorizadas a operar no Brasil
27/10/2018

Novas empresas de transporte de passageiros s...

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou novas empresas a prestarem serviços de transporte rodoviário […]

Leia mais...