popup popup
blog blog blog

Blog

blog da essor

blog da essor

Os melhores conteúdos para proteger o seu patrimônio você encontra aqui.

Francesa MAF cria seguradora no país e lança produtos para obras

3 de maio de 2013

Francesa MAF cria seguradora no país e lança produtos para obras

Por Ana Paula Ragazzi | Do Rio

A seguradora francesa Mutuelle des Architectes Français Assurances (MAF) e a resseguradora Scor criaram uma joint venture no Brasil. Com sede no Rio, a Essor Seguros lançou dois produtos voltados para o segmento de construção. “Entraremos em outros ramos se avaliarmos que podemos contribuir com novos produtos”, diz Fabio Pinho, presidente da Essor.

A MAF está na França, Alemanha e Espanha e, pela primeira vez em 80 anos de vida, chega a um país fora da Europa. A Scor tem presença global. No segmento de construção, as companhias estão de olho nas oportunidades de infraestrutura e residencial no país. O aporte inicial feito por ambas na Essor foi de R$ 30 milhões e a estimativa é que, em três anos, atinja R$ 1,3 bilhão em seguros de obras.

Jean-François Allard, diretor-geral da MAF e presidente do conselho da Essor, afirma que não existem muitos países pelo mundo que ofereçam a segurança de legislação, para oferta de seguros.

O primeiro produto lançado assegura a execução e entrega de empreendimento em caso de problemas com o incorporador ou o construtor. O seguro oferece garantia de danos estruturais à obra por dez anos. Ele complementa a garantia que existe contra prejuízo causado por danos na estrutura da construção pelos primeiros cinco anos em caso de inadimplência do incorporador ou construtor.

A MAF é uma cooperativa de arquitetos – o arquiteto francês seria o equivalente ao engenheiro brasileiro, responsável pela construção. Replicando o modelo europeu, a seguradora brasileira, explica Allard, já começa a atuar na planta, com análise de viabilidade e qualidade. “Analisamos o cronograma inicial para ajudar a encontrar e solucionar possíveis falhas.”

A execução também é acompanhada, passo a passo, desde a escolha e verificação da qualidade de terrenos e materias. Como está presente em todas as etapas, a seguradora se sente confortável para garantir a obra por dez anos. A intenção da MAF é trazer a sua expertise no setor para o país. Na Europa, afirma Allard, os sistemas são diferentes. “Aqui não há, como lá, uma organização para fazer o controle sistemático das obras. Na França, além dessa organização, existe a seguradora. E, ainda assim, sinistros acontecem”, diz.

A expectativa da Essor é que os produtos atendam os segmentos de construção residencial, comercial e infraestrutura e que passam a ser uma exigência do consumidor – público ou privado. Eles não comentam sobre os valores das apólices e, até o momento, estão ainda em fase inicial de apresentação de produtos. A ideia de criar a Essor surgiu em 2008, durante uma visita de Allard, que é brasileiro, mas mudou-se para a França ainda criança. Em um encontro com Paulo Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria de Construção Civil (CBIC), ele manifestou o desejo de desenvolver produtos do segmento no Brasil.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/2792738/francesa-maf-cria-seguradora-no-pais-e-lanca-produtos-para-obras#ixzz23oCdSMLs

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

COMPARTILHAR:

siga nossas redes sociais