Blog da ESSOR

Construções sustentáveis ajudam o planeta e a economia

Construções sustentáveis ajudam o planeta e a economia

11 de maio de 2015

Com os impactos cada vez maiores das mudanças climáticas no mundo todo, apostar em métodos sustentáveis tem se tornado praticamente uma regra em diversos setores. E na Construção Civil não seria diferente.

Dados do site The City Fix Brasil, cada vez mais as indústrias do setor investem em materiais mais sustentáveis. O relatório da World Green Building Trends aponta que, com esta mentalidade, obtém-se um grande ganho em saúde, produtividade e economia de energia, garantindo um uso inteligente dos recursos naturais durante as obras.

Confira cinco pontos destacados

1. Materiais sustentáveis
A construção de um prédio implica o consumo de recursos em grandes quantidades. É por isso que a opção por materiais reciclados, biodegradáveis e sustentáveis faz tanta diferença, pois não apresentam os componentes orgânicos das versões tradicionais e se decompõem naturalmente. O uso de aço produzido com material reciclado também é um investimento viável

2. Arquitetura verde e ventilação cruzada

O desenho do prédio pode ser adaptado para evitar o gasto desnecessário de energia, permitindo o desenho de edificações que permite o fluxo livre de luz e ventilação naturais.

3. Construções zero-energy
Os prédios construídos seguindo essa lógica são desenhados para se manter apenas com fontes de energia renovável, como a solar e a eólica. O design para construções de energia-zero utiliza painéis e células solares, turbinas eólicas e biocombustíveis para suprir a demanda de eletricidade do prédio.

4. Reaproveitamento de água e tecnologias de abastecimento
Sistemas planejados visando ao consumo eficiente da água têm como meta reduzir seu uso em 15%, com o uso de equipamentos de armazenamento para gerenciar o consumo da água, aproveitamento da água da chuva e reaproveitamento da água já utilizada para outros fins.

5. Gerenciamento da água da chuva
A água da chuva pode ser usada: para regar as plantas, estejam no chão; em telhados verdes ou mesmo em vasos, ajudam a absorver a água na medida em que ela cai.

Compartilhar via:

Posts Relacionados

Indústrias de máquina agrícolas têm perspectivas otimistas
04/10/2019

Indústrias de máquina agrícolas têm perspecti...

As indústrias do setor de máquinas agrícolas têm se mostrado otimistas em relação ao futuro. Um […]

Leia mais...
Inovação da ESSOR Seguros é destaque na mídia!
15/08/2017

Inovação da ESSOR Seguros é destaque na mídia...

Inovação, crescimento e segurança da ESSOR Seguros foram destaques no jornal Diário do Acionista, do Rio […]

Leia mais...