Blog da ESSOR

Construção civil: cuidados importantes na hora de construir ou reformar

Construção civil: cuidados importantes na hora de construir ou reformar

06 de setembro de 2019

Em canteiros de obras ou em ambientes que passam por reformas, os cuidados com a segurança são imprescindíveis. E essa atenção deve aumentar no caso de grandes empreendimentos – o risco de acidentes existe e deve ser considerado no planejamento de uma construção. Para não comprometer o trabalho de colaboradores nem o desempenho de seu serviço, algumas medidas precisam ser tomadas.

Confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença na garantia da segurança de sua obra:

1 – Mantenha a limpeza e a organização em dia

Um espaço limpo e organizado é uma das chaves para o sucesso de uma construção, pois otimiza a execução de atividades. É importante ter um almoxarifado eficiente, com materiais identificados e a matéria-prima disposta de uma maneira fácil de ser encontrada. Isso evita que os trabalhadores e atrapalhem e sofram acidentes.

2 – Sinalize o canteiro de obras

A sinalização ajuda a melhorar a organização do trabalho e o fluxo de pessoas, evitando acidentes. Cartazes e placas informando locais onde há perigo de queda de materiais é essencial, assim como identificar espaços que têm a presença de substâncias tóxicas.

3 – Atenção para os equipamentos de segurança

A utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é fundamental para a segurança das pessoas em um canteiro de obras. O uso de itens como botas, capacete, óculos, respiradores e luvas evitam que a integridade física dos operários seja comprometida.

4 – Não faça alterações no sistema estrutural sem orientação de um especialista

A estrutura tradicional de uma edificação – composta por fundação, pilares, vigas e lajes – não pode ser alterada no projeto sem o consentimento do engenheiro responsável. Qualquer intervenção indevida pode comprometer a segurança da construção.

5 – Fique atento às especificações técnicas dos materiais

Para garantir que os materiais e sistemas construtivos utilizados no projeto atendam às expectativas da obra, deve-se estar sempre atento as suas especificações técnicas. Os projetistas precisam especificar as características dos materiais e o que eles devem cumprir no que diz respeito ao desempenho e à resistência.

Dica bônus: tenha um seguro que ajude a seguir essas recomendações!

A contratação de um seguro antes mesmo do início da obra contribui para que todos os cuidados necessários sejam tomados no seu desenvolvimento. A ESSOR oferece o Seguro Qualidade Estrutural, que faz o acompanhamento técnico de sua construção, minimizando possíveis riscos após a entrega. Para saber mais, fale com seu Corretor ou acesse https://bit.ly/2PFBmHu.

Seguro Qualidade Estrutural – SUSEP nº 15414.003195/2012-05

Fontes:

incopre.com.br

blogaecweb.com.br

Compartilhar via:

Posts Relacionados

Acadêmicos incentivam matemática básica aplicada na construção civil
14/12/2015

Acadêmicos incentivam matemática básica aplic...

Um grupo de estudantes do 2o semestre de Engenharia Civil da UNIGRAN, Mato Grosso do Sul, […]

Leia mais...
Ônibus híbrido deve ser fabricado no Brasil a partir do ano que vem
30/11/2015

Ônibus híbrido deve ser fabricado no Brasil a...

De acordo com representantes da Volvo no Rio Grande do Sul, a versão híbrida dos veículos […]

Leia mais...