Um acidente no trânsito pode acontecer das formas mais diversas, com diferentes causas. Portanto, é preciso estar atento e observar as normas de segurança. Cada atitude que tomamos, por menor que seja, contribui para dar mais proteção às nossas viagens.

Confira algumas dicas para você chegar com mais tranquilidade ao seu destino. Afinal, a conscientização é uma ótima companheira de viagem.

  • 1. use o cinto de segurança. sempre.

    O cinto de segurança reduz em até 40% o índice de fatalidades em passageiros de ônibus e vans. Ao sentar em seu assento, verifique as condições do cinto de segurança. Se tudo estiver correto, coloque-o antes mesmo do motorista lhe pedir. Apesar de muitas pessoas esquecerem, ele é obrigatório também no transporte coletivo rodoviário.

  • 2. Evite caminhar pelo ônibus durante a viagem.

    Uma caminhada para espichar as pernas é sempre uma boa pedida, mas você precisa se apoiar corretamente para evitar quedas que podem machucar você ou outro passageiro. A melhor recomendação é aguardar o momento certo para isso, como aproveitar uma parada durante a viagem para caminhar e se alongar.

  • 3. Fale com o motorista só o estritamente necessário.

    O motorista necessita de concentração total em sua função. Fale com ele apenas no caso de uma necessidade não prevista, mal estar ou emergência.

  • 4. Acomode a bagagem de mão no porta-embrulhos.

    Com os objetos menores no local apropriado, você se sente mais confortável e evita que eles venham a causar transtornos em virtude do deslocamento do veículo.

  • 6. Nunca consuma bebida alcóolica antes ou durante sua viagem.

    Evite esse hábito em suas viagens.

  • 7. Siga as recomendações de segurança da empresa transportadora.

    Segurança nunca é demais. Esteja sempre atento a todas as orientações. Fazer a sua parte também significa ajudar os outros.

Siga e compartilhe essas dicas. Com a sua ajuda, o trânsito fica muito mais seguro.