popup popup
blog blog blog

Blog

blog da essor

blog da essor

Os melhores conteúdos para proteger o seu patrimônio você encontra aqui.

Aruba é modelo de sustentabilidade

15 de junho de 2015

Com várias regiões do Brasil enfrentando dificuldades na distribuição de água e abastecimento hídrico, as atenções voltam-se para lugares e alternativas bem-sucedidas. Aruba, ilha caribenha com 110 mil habitantes, é um desses exemplos. Seus 181 km2 não dispõem de fontes de água doce como água subterrânea, rios ou lagos.

Por isso, o país utiliza um processo de dessalinização desde 1932, que foi aperfeiçoado ao máximo. Primeiro, a água é coletada diretamente do oceano e filtrada, até se tornar limpa. Porém, mesmo limpa, essa água contém 6.000 vezes mais sal do que a água doce, sendo necessário passar pelos processos de destilação multiestágios e osmose inversa, em que o sal é separado da água pelo controle da temperatura e pressão, até que seu nível de sal esteja bom. A água passa, então, pela remineralização, dando a ela os minerais exigidos pelos mais rígidos padrões de qualidade e também melhorando o sabor. Por fim, são adicionados fosfatos que impedem a contaminação no transporte e a água é desinfetada com raios ultravioleta.

A ilha inteira é abastecida com a mesma água que é engarrafada, de forma que a água da torneira não é apenas potável, mas uma das melhores do mundo, mesmo entre as marcas conhecidas de água mineral.

COMPARTILHAR:

siga nossas redes sociais