popup popup
blog blog blog

Blog

blog da essor

blog da essor

Os melhores conteúdos para proteger o seu patrimônio você encontra aqui.

Arquiteto desenvolve projeto sustentável para transformar orla da capital amazonense

25 de maio de 2015

Aliar a prática de atividades sócioeconômicas com o desenvolvimento sustentável. Assim, a orla de Manaus – no trecho que compreende a bacia do São Raimundo, Zona Oeste, até a foz do igarapé do Educandos, Zona Sul – seria transformada em um espaço mais atrativo para moradores e turistas. Essa concepção seria a fiel proposta para a melhoria e o ordenamento do espaço, aliado à qualidade de vida da população.

Porém, estudos que contribuíssem para a “requalificação” desta área da cidade pouco foram oportunizados nos últimos anos. Mas no projeto elaborado pelo arquiteto e urbanista João Bosco Chamma, pioneiro em estudos para a orla do Manaus, é justamente essa melhoria que enxergamos.

Na proposta, que foi apresentada na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, estão integrados à nova oral dois terminais portuários (São Raimundo e Educandos) para embarque e desembarque de passageiros e de carga, cada um com dois acessos de entrada e saída, duas estações, além de espaços com áreas verdes e uma gama de serviços nos moldes do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), mas constituídos de restaurantes, lanches, consultórios médicos, guichês de passagens e drogarias.

O projeto também contempla alternativas de integração com a cidade. Neste viés, o arquiteto elenca a implementação do novo modal (sistema de transporte público) e otimização de espaços vazios, como galpões e prédios, para dar lugar a ambientes de estudos e outras adequações.

COMPARTILHAR:

siga nossas redes sociais